quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mesa Japonesa

Bom dia....

Final de semana chegando e a gente já começa a pensar em como receber bem para um happy hour ou preparar um jantarzinho à dois...não é mesmo? E uma comida japonesa é uma excelente pedida para esses momentos. Montei essa mesinha em casa para um jantar com meu Amor, mas ela pode ser feita para quantas pessoas forem necessárias. 

Pesquisei um pouco sobre as regras de etiqueta para se servir comida japonesa, mas não encontrei nada muito esquematizado, apenas algumas orientações. E como não se trata da nossa cultura, essas regras podem ser flexibilizadas, como por exemplo para comer macarrão. Para nós comer macarrão fazendo barulho é considerado falta de educação, mas para a cultura japonesa é um hábito comum e cultural.

Então separei apenas aquelas regrinhas que, realmente, valem a pena a gente saber.

- Hashis - Há movimentos que são proibidos com o hashi. Não use os hashi para empurrar louça nem apontar para a comida. Nunca devem ser usados como garfos, ou seja, para espetar a comida. Esse gesto só é usado em cerimônias dedicadas a pessoas que já morreram, já que são tradicionais na cultura japonesa os eventos que envolvem refeições para homenagear os antepassados. O contato do utensílio é feito apenas com a comida, mas isso não significa que é permitido ficar mexendo nos itens para escolher. Essa regra é universal. Encoste seu talher apenas no alimento que irá comer. Não é feio tentar manusear os hashi. Como não se trata de utensílios normalmente usados na cultura ocidental, ninguém é obrigado a ser mestre na arte de comer com pauzinhos. Caso a pessoa não consiga comer com hashi, pode pedir talheres convencionais. Não use os hashi para cortar os alimentos, pois a maioria deles já vem servida em porções que podem ser levadas inteiras à boca. 

A posição correta é mantê-los paralelos com as tigelas, sempre apoiados sobre um suporte, chamado hashioki. São usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e muito raramente até de plástico. O par de pauzinhos deve ser manuseado com a mão direita,entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.

- Dicas para o consumo de Sushi - O correto é levar a parte que tem peixe em contato com a língua e não a que contém o arroz - no inicio pode exigir um pouco mais de cuidado, mas com o tempo vira um hábito e fica bem fácil de fazer. Nunca mergulhar o arroz no Shoyu, somente o peixe que não contém temperos deve receber o molho, o arroz já está temperado. O sushi não deve, nunca, ser partido ou cortado. Deve-se consumi-lo de uma única vez quando levado a boca o que pode ser através de hashi ou até mesmo com as mãos.

Considerações feitas, vamos a nossa mesinha...

Pelo que pesquisei, em nenhum momento se fala de que lado se devem posicionar os Hashis, mas apenas diz que eles devem ficar paralelos ao prato ou tigela e devem ser usados na mão direita. No meu caso, posicionei os Hashis do lado esquerdo, uma vez que pelas nossas regras de etiqueta usamos o garfo do lado esquerdo.





Usei um trilho de listras vermelhas da @manuelavilasboas , capa de sousplat com estampa japonesa da @namesa , porta guardanapos de coração @paraninas , guardanapos da @pvboas , louça da @oxfordporcelanas , objetos temáticos da @tokstok e castiçais da @lojaslebiscuit .


Usei uma barca para montar um arranjo de flores,


E a nossa pedida foi um delicioso temaki. O temaki (sushi em forma de cone) deve receber uma pequena quantidade de shoyu apenas sobre o peixe (nunca sobre o arroz). Para evitar que o shoyu escorra para fora do cone dobre a ponta da alga marinha (nori).


Beijos cheios de carinho...

Paty.
PATY SOUTO

Olá... Sou Paty Souto, tenho 31 anos, sou advogada por profissão e esposa por vocação. Adoro receber bem, amo decoração, festas e tudo que envolve o universo da vida de casada!

Veja meu perfil :) Patricia Souto

  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário :)

Item Reviewed: Mesa Japonesa 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top