quinta-feira, 9 de julho de 2015

Recebendo para uma Feijoada - Parte 2 - Prato Principal e Acompanhamentos

Bom dia!!

Dando continuidade aos nossos posts de como receber para uma feijoada, hoje vamos falar sobre o almoço: prato principal, feijoada, e seus acompanhamentos.

Fizemos o convite para que as pessoas chegassem à partir das 12:00, mas como sabemos, os horários por aqui não são tão rigorosamente cumpridos. Por isso, começamos a servir os aperitivos e bebidas desde a chegada do primeiro convidado. Mas, o almoço só servi após todos os convidados chegarem, isso às 14:00. Deixando claro que só pude fazer assim porque servi entradinhas e percebi que todos estavam bem servidos e interagindo, mas sempre que você convidar alguém para uma almoço ou qualquer outro evento na sua casa, deverá começar a servir algo desde o primeiro convidado que chegar.


Como o número de convidados ultrapassava e muito o número de lugares da minha mesa usei o serviço à americana, onde dispus todos os objetos e comidas na mesa e os
convidados se serviram e se acomodaram pela sala/casa.

A mesa, normalmente, deve ser organizada numa seqüência lógica.

1 – Começamos pelos talheres e pratos. 
2 – Travessas de Saladas
4 – Demais travessas(feijoada, arroz, farofa), guarnições.

Essa ordem não é mera convenção/regra de etiqueta, ela tem essa ordem para facilitar na hora de servir e evitar que haja tumulto junto à mesa.

Dicas:
- Se o buffet for montado no aparador, agrupe as comidas na mesma ordem: entradas, pratos frios, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas.
- Se usar o aparador para os pratos, copos, talheres e guardanapos, organize de maneira funcional, seguindo a ordem de uso.
- Faça plaquinhas com o nome das comidas para facilitar ao convidado na hora de servir.

- Outra dica muito importante: Faça o possível para organizar o evento de uma maneira que os convidados não se alimentem em pé ou com o prato no colo. Se isso não for possível, uma opção que bem bacana é usar os sousplats de madeira redondo ou retangular como apoio para o prato.



Para acompanhar a feijoada servi arroz branco, salpicão, vinagrete, farofa de couve e laranjas.




Feijoada


Vinagrete


Arroz


Farofa de Couve e Laranjas


Salpicão


Arranjo de flores no centro da mesa.


Qualquer dúvida deixe um recadinho aqui!!! Ainda teremos mais um post da série com as sobremesas!!

Beijo grande,
Paty.
PATY SOUTO

Olá... Sou Paty Souto, tenho 31 anos, sou advogada por profissão e esposa por vocação. Adoro receber bem, amo decoração, festas e tudo que envolve o universo da vida de casada!

Veja meu perfil :) Patricia Souto

  • Comentários do Blog
  • Comentários no Facebook

4 comentários:

Gostou? Deixe seu comentário :)

Item Reviewed: Recebendo para uma Feijoada - Parte 2 - Prato Principal e Acompanhamentos 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top