segunda-feira, 13 de abril de 2015

Regras básicas para montar uma mesa de almoço ou jantar

Bom dia flores do dia!!!

Que tal começar a semana aprendendo um pouquinho mais a fundo como se colocar uma mesa de forma correta? Seguindo as regrinhas básicas de etiqueta?

Então vamos lá!!! Não é nada difícil, com a prática vai se tornar automático!!!


1 – REGRAS BÁSICAS PARA MONTAR UMA MESA PARA UM
JANTAR/ALMOÇO.

Sousplat/ Prato de Serviço: prato maior, medindo aproximadamente 35cm, também conhecido como base, que serve para colocar o primeiro prato. Eram muito utilizados em jantares mais formais, mas hoje em dia é uma excelente ferramenta na hora de decorar a mesa, pode ser de louça, madeira, crochê, existem de inúmeros tipos e materiais. Pensem no sousplat como um objeto de decoração, além de ser um elemento essencial das regras do bem servir.
Dica: vale lembrar que antes de servir a sobremesa, os sousplats deverão ser retirados da mesa.

Prato raso: prato médio onde irá ser servido o prato principal.

Prato fundo: prato para servir a salada.
Dica: Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos.

Prato da manteiga/pão: é colocado acima dos garfos, e ao lado esquerdo da disposição dos pratos.

Garfo de jantar: o maior dos garfos, também chamado garfo de carne, é colocado ao lado esquerdo do prato. Outros garfos menores para outros pratos são colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar. 

Garfo de peixe: Se for servir peixe no menu, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar, pois será o primeiro a ser usado. Sempre de fora para dentro. Esse garfo só deverá compor a mesa se for servir peixe. 

Garfo de salada: deverá ser colocado ao lado do esquerdo do garfo de peixe, então ficará assim (da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar.

Faca de jantar: A faca maior, ou faca de carne, que deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço/ sousplat, com a lâmina sempre voltada para dentro.

Faca de peixe: faca de formato especial que fica ao lado direito da faca de jantar.

Colher da sopa: colocada ao lado direito das facas.

Faca da manteiga: deve ser colocado diagonalmente, no topo do prato da manteiga/pão, com a lâmina voltada para baixo.

Copos/ taças: podem ser até cinco, colocados de maneira que os menores fiquem à frente. O copo da água é colocado acima das facas; ao lado coloca-se o copo de champanhe; em frente o copo de vinho tinto e/ou vinho branco.

Guardanapo: é colocado em cima do prato base, ou no espaço reservado ao prato. Pode ser colocado também no lado esquerdo, ao lado dos garfos. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

Talheres de sobremesa: Os talheres de sobremesa ficam acima do prato principal.

Marcadores de Lugar: Ficam acima dos talheres de sobremesa. 

É simples, a quantidade de talheres à mesa, depende da quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos.

A etiqueta à mesa não tem segredos: na dúvida, basta prezar pela elegância e discrição. Apesar de nos nossos dias a etiqueta à mesa estar presente apenas em eventos formais, a prática e o treino tornam os
movimentos naturais. No nosso dia a dia não usamos todas essas regrinhas, mas elas fazem toda a diferença na hora de servir e receber bem. Dá para usá-las de forma pratica sem que tornem um exercício cansativo e menos prazeroso.

Esse gráfico exemplifica melhor onde posicionar cada objeto!

Desenho feito por Andreza trindade.
Beijos cheios de carinho...

Paty.
PATY SOUTO

Olá... Sou Paty Souto, tenho 31 anos, sou advogada por profissão e esposa por vocação. Adoro receber bem, amo decoração, festas e tudo que envolve o universo da vida de casada!

Veja meu perfil :) Patricia Souto

  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário :)

Item Reviewed: Regras básicas para montar uma mesa de almoço ou jantar 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top