domingo, 3 de agosto de 2014

Regras básicas de etiqueta à mesa!! Por Karyne D'Avila


Olá queridas leitoras!!

O nosso post de hoje é muito especial!!

Na semana passada fui a uma palestra sobre Etiqueta e Comportamento com a querida Karyne D'Avila. Foi incrível!! Esclareci várias dúvidas sobre o assunto...

Gostei tanto que perguntei para a Karyne se ela toparia escrever um pouco para o nosso blog, e aqui estamos!!

Os cursos e palestras de Etiqueta & Comportamento com Karyne D'Avila, têm como objetivo ensinar a origem das regras de etiqueta; Serviços de mesa; Montagem de mesa dos tempos antigos aos tempos atuais; Uso correto dos talheres e taças; Comportamento à mesa e social; Convidar, organizar e receber com elegância.


Vamos às dicas da nossa professora!

"Etiqueta e comportamento

Invista em você!

Quem já não se viu em dificuldades ao enfrentar uma situação desconhecida, seja social ou profissional; naquelas horas em que a gente só pode contar com a própria desenvoltura e com a capacidade de improvisos? Mas como improvisar, sem termos pelo menos o conhecimento básico de etiqueta?

Na verdade, etiqueta não é um conjunto de regras para complicar a nossa vida. São regras aprovadas e já existentes por séculos, e o seu conhecimento contribui para melhorar e facilitar o nosso dia a dia.

As boas experiências criam boas lembranças. Por isso, a arte de receber é a base para demonstrar carinho e atenção aos seus convidados. Mas, quando nós somos os convidados, também temos que demonstrar o nosso carinho e atenção àqueles que nos recebem. O manuseio dos talheres, o uso correto das taças, a composição de uma mesa com detalhes, fazem a diferença!

A etiqueta é de vital importância para a convivência em sociedade. De uma maneira mais transcendente, até nossa relação com outras pessoas e nosso meio ambiente necessita de uma relação de respeito - etiqueta por que não? Ao longo de milênios o ser humano tem percebido a importância de conhecer as regras, praticá-las e obedecê-las para estar em um meio harmônico de convivência social.

Antigamente, as alunas dos cursos de Etiqueta & Comportamento, eram as sras. e srtas. de famílias nobres empenhadas em se esmerar na arte de receber e ser recebidas com perfeição. 

Atualmente, os cursos são direcionados às pessoas com inteligência suficiente para perceber que precisam polir as boas maneiras. Com novo foco e velhos ensinamentos, as aulas de etiqueta e comportamento continuam não só a existirem, como a atraírem um público de todas as camadas sociais.

Classe é classe, em qualquer lugar e situação.

Vejamos alguns pecados do nosso cotidiano:

                         Nada pode ser mais feio do que comer e, ao final, empurrar o prato para a frente, em sinal de estufamento,  a classe tem de ser mantida até o fim do jantar;

            Mesmo se for servir uma pizza para amigos, não relaxe. Tire a pizza da caixa de papelão e coloque no prato especifico de pizza ou no modelo normal, e o refrigerante coloque na jarra.

            Levantar correndo endoidecidamente da poltrona quando o avião pousa é deselegante. Tenha calma, pois você sairá do avião!

            O cumprimento não precisa ser com beijinhos, basta apenas o aperto de mãos.

            Não fale mal dos outros, afinal não tem nenhum custo-benefício;

            Não fale das suas intimidade em publico, pois não precisamos expor nossa vida "íntima", deixe para falar com o(a) seu(a) parceiro(a);

            A franqueza é a maneira mais fácil e certa de ser desagradável, muitas pessoas não gostam de escutar "você esta gorda", "você esta velha", etc, guardemos a franqueza para os íntimos, mas espere que a pessoa lhe peça a opinião sincera - pense antes de falar e como falar.

           Independente de seu humor, palavras como: Bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por gentileza, por favor, desculpe e obrigado são essenciais. Cumprimente as pessoas que já se encontram presentes e as que chegarem ou encontrarem. Você estará a criar um ambiente de gentileza e hospitalidade.

            Contribua com a organização e limpeza, isso não é um favor, é bom-senso e educação.

Etiqueta e Mesa posta

Conhecer as regras de etiqueta à mesa pode valer uma venda ou um elogio tanto quanto um traje adequado ou um inglês fluente. A segurança em uma refeição, é fundamental para estreitar relações pessoais e profissionais. O simples fato da pessoa não ficar nervosa por não saber o que fazer já é um grande avanço. O raciocínio e a desenvoltura não ficam bloqueados. A partir daí, a discussão ou a simples interação social ficam facilitadas.
A regra de ouro é começar a praticar em casa, mesmo que a pessoa ache desnecessário esse treinamento. Por exemplo, alimentar-se com o garfo na mão esquerda requer certa prática para quem não está acostumado. E o lar é o melhor lugar para aperfeiçoar as boas maneiras, porque não há pressões externas.
O mise-en-place, que significa jogo de cena ou arrumação prévia, nada mais é que a maneira como os objetos são distribuídos à mesa. Ao contrário da confusão que algumas pessoas fazem, o objetivo é facilitar a vida de quem serve e de quem se alimenta. 

SERVIÇO À FRANCESA MISE-EN-PLACE
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros, nobres. 
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões(placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar. 
O prato vem montado e decorado da cozinha,seguindo a sequência entrada, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas. Pode ser apresentado como um serviço do tipo “empratado” e utilizando um “cloche” para manter aquecido o alimento.
Os convites devem ser entregues com uma antecedência mínima de 20 dias. Devem ser impressos, indicando data, hora, traje e constar as iniciais R.S.V.P. (Répondez, s’il vous plait – Responda, por favor) com o telefone para confirmar a presença. 
Toalha caimento 15-20 cm.
Sousplat 3,5 diametro posto a 2,5 do acento. 
Pratos: prato principal, prato para entrada.
Prato de Consommé - Caldo servido como entrada, quente ou frio. 
Pratinho de couvert em cima, à esquerda. 
Lavanda abaixo do prato de couvert: se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de "lavar" as pontas dos dedos. 
Facas: à direita com serras viradas para o prato. A sequência é faca maior (para carnes), colada no prato principal, seguida da faca de peixe. Caso haja necessidade, outra faca deve ser colocada. Esse talher deve sempre ser usado na mão direita. 

Colheres: à direita (somente para a sopa), ao lado da faca. 
Garfos: à esquerda do prato. A sequência é garfo maior (para carnes), colada no prato principal, seguido do garfo de peixe. Caso haja necessidade, outro garfo deve ser colocado. Esse talher pode ir à boca tanto pela mão esquerda quanto pela direita. 
Talheres de sobremesa: devem ser colocados acima do prato. A sequência é uma faca (colada no prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita. 
Copos: acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, de vinho tinto e de vinho branco, que deve ser a menor. Caso haja um espumante de sobremesa, a taça mais fininha, apropriada para a bebida, deve ser colocada entre a de água e a de vinho tinto. 
Guardanapo de pano: ao lado esquerdo.


SERVIÇO A AMERICANA/BUFFET/SELF SERVICE

Opção 1 
Mesa com talheres, garfos, guardanapos; 
Mesa com entradas, alimentos frios e quentes; 
Mesa com sobremesas; 
Mesa com café, chá, petit four e licores. 

Opção 2 
Mesa montada na ordem: 
Talheres, pratos e guardanapos, entradas, alimentos 
frios e quentes, sobremesas, café, licores. 

*Manter a higiene da mesa 
*Manter os pratos quentes com uso do rechaud. 
* Caso não tenha garçom então montar uma mesa com bebidas e taças.





SERVIÇO A BRASILEIRA 

É o nosso tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. 
A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível, de acordo com a comida e bebida que será servido. 

Nesse serviço podemos ou não utilizar garçom. Os convidados são servidos pelos anfitriões."



E aí meninas, gostaram??

Se usarmos no nosso dia a dia essas dicas, elas ficarão bem mais simples!!

Como sempre digo, precisamos caprichar sempre, ainda que seja um simples almoço do dia a dia!!

Para contato com a Karyne D'Avila, segue contato abaixo:


Divulgaçao do próximo curso no site: www.consultorakarynedavila.com.br 
E-mail: karyne_davila@outlook.com
Contato: (71) 9138 3020





Beijo Grande...qualquer dúvida é só perguntar!!
Com carinho, Paty.
PATY SOUTO

Olá... Sou Paty Souto, tenho 31 anos, sou advogada por profissão e esposa por vocação. Adoro receber bem, amo decoração, festas e tudo que envolve o universo da vida de casada!

Veja meu perfil :) Patricia Souto

  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário :)

Item Reviewed: Regras básicas de etiqueta à mesa!! Por Karyne D'Avila 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top